NO SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL, ITENS DE SEGURANÇA PEDEM PASSAGEM

05/11/2010

Cada vez mais avançada, a segurança nos veículos automotores recebe atenção especial dos fabricantes presentes no SALÃO. Seja por compromisso da engenharia das montadoras, necessidade de diferencial na opção do consumidor e, ainda, atender a legislação que rege o setor

São Paulo, 05 de novembro de 2010 – A indústria de automóveis se mantém alinhada com as exigências da legislação brasileira por segurança a ser embarcada nos carros. A novidade é que as empresas têm se utilizado de sua expertise para transformar determinados itens essenciais à segurança em conforto para o consumidor final. No 26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL – aberto ao público até o próximo domingo (7/11), no Pavilhão de Exposições do Anhembi - há novidades em produtos que indicam num futuro pouco distante, itens prontos para revolucionar e melhorar a qualidade de vida de condutores de automóveis brasileiros.

Precursor em tecnologias inovadoras, o Audi A8 está se destacando no estande da marca no SALÃO. O modelo apresenta itens de segurança de última geração como o “Night Vision”, uma câmera infravermelha, assistente de visão noturna, que detecta à distância de até 300 metros objetos e pessoas pelo calor do corpo. No painel do carro, uma tela mostra a imagem do objeto e identifica pessoas em amarelo. Quando há risco de atropelamento é emitido aviso sonoro e visual. O carro também é equipado com sistema “Pre Sense”. Entre diversas funções, protege o motorista e passageiros quando há risco de colisão: num primeiro momento a velocidade é reduzida em 30%, em seguida, o sistema corrige a altura e o encosto dos bancos, fecha o teto solar e as janelas automaticamente, preparando os passageiros para um eventual choque.

Apresentado nesta edição do SALÃO, o Volvo S60, que deve chegar ao Brasil em três versões diferentes a partir de janeiro de 2011, vem com um dispositivo inédito no Brasil: um detector de pedestres com frenagem automática. O veículo consegue captar movimento num raio de 180 graus, e até 40 metros de distância. Dependendo da velocidade do carro, a frenagem pode chegar a até 100%. Outra inovação da montadora fica por conta do sistema “Volvo on Call”. A partir do próximo ano, todos os automóveis da marca sairão de fábrica com o item. O serviço é controlado via GPS e coloca o condutor em contato direto com uma central de atendimento 24h por dia. Entre outras funções, quando ocorre a explosão do airbag o sistema identifica em sua central a colisão com o veículo, acionando os canais competentes para o socorro, em caso de vítimas, no local.

A General Motors apresenta o Malibu, modelo importado dos EUA, um sedã que conta com airbags com sensor de presença. Se o carro estiver parado e outro veículo atingi-lo pela parte de trás, por exemplo, só serão acionados os airbags das pessoas que estiverem dentro do automóvel. O veículo ainda possui o sistema PBA que detecta a velocidade aplicada no pedal de freio, aumentando a força de frenagem quando necessário. Outro diferencial do Malibu é o retrovisor interno eletrônico, que evita o ofuscamento da visão do motorista pela luz dos veículos de trás, e faróis com acendimento automático quando escurece. A GM também está com o novo Agile em seu estande. O carro tem como itens de série os faróis de acendimento automático, piloto automático e sistema de luz “siga-me” – os faróis ficam acesos por um tempo após o desligamento do motor, permitindo ao motorista se deslocar num lugar com pouca luz.

O novo Passat, uma das estrelas da Volkswagen no SALÃO também é destaque em segurança. A versão anterior do modelo já havia recebido cinco estrelas no crash test da Euro-NCAP, o mais rigoroso do mundo, pelo elevado nível de segurança. O modelo vem com função City de frenagem de emergência, que faz parte de um sistema de controle automático de velocidade adaptativo: em situações-limite reage automaticamente, ajudando a evitar colisões. Outro sistema inovador e de série, é capaz de detectar o cansaço e a queda de atenção do motorista, alertando-o por um sinal acústico. O veículo ainda possui faróis com Dynamic Light Assist, sistema que possibilita o uso contínuo do farol alto. Uma câmera detecta o tráfego e a presença de automóveis à frente do veículo reduzindo a intensidade da luz e, consequentemente, o ofuscamento da visão dos outros motoristas.

Já a Ford desenvolve dispositivo para seus carros que, em caso de colisão, formam no seu interior uma cápsula de sobrevivência. É o caso do novo Edge 2011. O crossover possui alta tecnologia em segurança veicular. Ele é equipado com seis airbags (laterais, frontais e de cortina) e os cintos de segurança possuem gerenciamento de retração. O Edge também vem com sensor de posição dos assentos, que identifica a distância do motorista, em relação ao volante e do passageiro, em relação ao painel e ainda regula a explosão do airbag. Há também nesse modelo da montadora um sensor de reconhecimento do peso do passageiro, para identificar se trata-se de uma criança ou adulto e determina a intensidade da abertura do airbag. Além disso, tem um exclusivo sistema "S.O.S. - Sistema de Alerta Pós-Acidente", que em caso de acidente destrava automaticamente as portas e corta o combustível.

Novas no Brasil, as chinesas estão trazendo para o País veículos equipados com número significativo de itens de segurança. No estande da JAC Motors estão em exposição o compacto J3 - primeiro modelo a chegar ao mercado brasileiro, no primeiro trimestre de 2011-, o sedã médio J5 e a minivan J6, além de vans e utilitários esportivos. Todos os carros da marca são produzidos em série com freios ABS, cintos de segurança de três pontos no banco traseiro, modulador de força de frenagem - distribui a força de frenagem de acordo com o peso do carro-, airbag duplo e sensor de estacionamento. No caso da Haima, os veículos, que começarão a ser vendidos a partir de março de 2011 no Brasil, já sairão de fábrica com airbag duplo e freios ABS.

Por dentro do evento
O SALÃO, organizado e patrocinado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, completa 50 anos nesta edição e reúne 450 diferentes modelos, pertencentes a 42 diferentes marcas, apresentados em 85 mil metros quadrados de área.

O evento estará aberto ao público até o próximo domingo (7/11), no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Até sábado, dia 06/11, o SALÃO funciona das 14h00 às 22h00 (entrada até as 21h00). No domingo, dia 07/11, o evento estará aberto das 11h00 às 19h00, com entrada até as 17h00.

Bilheteria:
Os ingressos na bilheteria têm o preço de R$ 40,00 para adultos e de R$ 30,00 para crianças de 5 a 12 anos, por dia de visitação.

Quem apoia
O SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL conta com o patrocínio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), co-patrocínio da ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e o apoio do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Mais informações:
26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL
Data: 27 de Outubro a 7 de Novembro de 2010
Horário: 27/10 - das 14h às 22h (entrada até às 21h) 28/10 a 06/11 - das 13h às 22h (entrada até às 21h) 07/11 - das 11h às 19h (entrada até 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo – SP
www.salaodoautomovel.com.br

SALA DE IMPRENSA: (11) 2089 7444/7445/7446

Mais informações para a Imprensa:

Gerência de Comunicação Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves - antonio.alves@reedalcantara.com.br
Elaine Tessarolo - elaine.tessarolo@reedalcantara.com.br

Assessoria de Imprensa do SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL:
Press Express Comunicação
Tel: +55 11 3284-4322 / 5164
Roberto Custódio - roberto@pexpress.com.br
Tárcia Oreste - tarcia@pexpress.com.br
Cecília Fazzini - cecilia@pexpress.com.br

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Criada em abril de 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint venture firmada entre a maior promotora de feiras do mundo – a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997 – e a maior da América Latina – a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e que teve seus primeiros eventos, a Feira Internacional da MECÂNICA, em 1959, e o SALÃO DO AUTOMÓVEL, em 1960.
No biênio 2008-2009, a Reed Exhibitions Alcantara Machado recebeu cerca de 2,5 milhões de visitantes nos 50 eventos realizados, que ocuparam 1,739 mil metros quadrados de exposição, contando com a participação de 17.419 expositores nacionais e internacionais, dos mais diversos setores da indústria. Entre os objetivos da promotora estão propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios, trazer eventos internacionais para o Brasil e realizar novas parcerias.
Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de mais de 150 funcionários e realiza 42 feiras de negócios no Brasil, de setores como: Alumínio; Automotivo; Construção, Imóveis e Design de Interiores; Cultura; Elétrica, Energia e Automação; Eletrônicos e Engenharia Elétrica; Embalagem, Impressão, Logística e Transformação; Engenharia, Fabricação e Processamento; GEO Tecnologia; Iluminação, Ar-Condicionado e Refrigeração; Imagem e Entretenimento; Indústria Têxtil; Infraestrutura; Manufatura; Mecânica; Petróleo, Óleo e Gás; Plástico; Química e Petroquímica; Saneamento e Meio Ambiente; Segurança Eletrônica e Urbana; Tecnologia Agrícola; Turismo.
Entre os eventos integrados recentemente ao portfólio, destacam-se BIENAL DO LIVRO, QUÍMICA & PETROQUÍMICA, CONSUMER ELECTRONICS BRASIL SHOW, CASA & DECORAÇÃO SHOW, SALÃO DUAS RODAS, BRASIL OFFSHORE, AMBIENTAL EXPO, EXPO SÍNDICO SECOVI CONDOMÍNIO, AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS e EXPOALUMÍNIO.

Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários.
A Reed Exhibitions organiza uma série de eventos, incluindo exposições, conferências, congressos e reuniões. O portfólio contém mais de 440 eventos que atendem 44 setores da indústria.